0 Compartilhamentos 319 Views

Novos termos de uso abrem portas à publicidade no Twitter

14 de setembro de 2009

Twitter abre portas para publicidade
O Twitter, serviço de microblogs em rápido crescimento e agora à procura de maneiras de faturar, expandiu seus termos de uso de modo a permitir que anunciantes ganhem acesso aos seus mais de 45 milhões de usuários mensais. O site que permite o envio ilimitado de mensagens com um máximo de 140 caracteres só agora está acelerando seus esforços para monetizar.

Na quinta-feira (10), a empresa revisou seus “termos de serviço” para especificar que está autorizada a veicular publicidade. ” Como já dissemos, gostaríamos de manter nossas opções em aberto,” afirmou o cofundador Biz Stone no blog oficial da empresa.

Apesar do anúncio, o novo de termo de uso enfatiza: “estamos deixando as portas abertas nesta área, mas ainda não temos nada para anunciar”. Ou seja: ainda deve demorar algum tempo até que os usuários da página comecem a sentir mudanças relacionadas à publicidade no universo dos tweets.

No novo termo, a página também ressalta que o usuário é responsável por todo o conteúdo postado na página — com a iniciativa, o serviço tenta se eximir de possíveis processos causados pelos textos divulgados no site, como já aconteceu com o Orkut no Brasil). “O conteúdo que você submeter, postar ou apresentar poderá ser visto por outros usuários do serviço e também de outros sites. Você só deve fornecer conteúdo com o qual esteja confortável em compartilhar com outros, de acordo com esses termos”, diz.

Faturamento

A receita publicitária é o caminho tradicional para que sites possam gerar faturamento e ainda assim se manter gratuitos para seus usuários. O crescimento explosivo das redes sociais vem atraindo interesse: o número mundial de acessos ao Twitter chegou a 44,5 milhões em junho, 1.500% acima do total do mês em 2008, de acordo com a comScore.

O Twitter adotou termos abertos para sua nova cláusula publicitária e enfatizou que ela estava sujeita a mudanças. “Os serviços podem incluir anúncios, que podem ser direcionados ao conteúdo ou informação no serviço, às pesquisas realizadas por meio dele ou a outras informações,” definem os termos de uso. “Os tipos e volumes de publicidade do Twitter nesses serviços estão sujeitos a mudanças.”

Ceticismo

Alguns analistas estão céticos quanto às perspectivas de sucesso da publicidade em redes sociais, argumentando que empresas relutam em justapor suas marcas a conteúdo gerado pelos consumidores, imprevisível e potencialmente ofensivo.
Stone mesmo disse que a empresa encarava com cautela a possibilidade de irritar sua base de consumidores ao bombardeá-los com anúncios.

Mas outros analistas apontam para o fato de que os usuários de redes sociais tendem a dedicar muito tempo a esses sites. Por isso, eles oferecem uma plataforma atraente para que anunciantes promovam suas marcas –especialmente se as preferências dos usuários forem rastreadas.

Com informações de G1 (Reuters).

Carregando...

Você pode se interessar

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
14 visualizações
Artigos
14 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
240 visualizações
Artigos
240 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada
Artigos
352 visualizações
Artigos
352 visualizações

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada

Carlos L. A. da Silva - 2 de abril de 2021

O cenário de desenvolvimento está em constante mudança e muitas vezes uma ferramenta nova pode agilizar muito seu trabalho.

Mais publicações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Artigos
334 visualizações
334 visualizações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia

Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021
Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Artigos
314 visualizações
314 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021
Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
284 visualizações
284 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021