Categorias

NSA supostamente intercepta notebooks comprados online para instalar malware de espionagem

De acordo com um novo relatório do site Der Spiegel, com base em documentos internos da NSA, a unidade de hackers de elite da agência de inteligência (TAO em inglês) é capaz de criar escutas sofisticadas de dar inveja aos filmes de Hollywood.

O relatório indica que a NSA, em colaboração com a CIA e o FBI, rotineiramente e secretamente, interceptam entregas de notebooks e outros acessórios de computador para implantar escutas antes que eles cheguem em seus destinos. Segundo a Der Spiegel, o grupo é capaz de desviar o transporte das entregas para suas próprias “oficinas secretas” em um método chamado de interdição, onde os agentes fazem o download do malware para o sistema eletrônico ou instalam um hardware malicioso que pode dar às agências acesso remoto aos computadores.

Relatório contra NSA parece enredo de filme de espionagem
Relatório contra NSA parece enredo de filme de espionagem

Embora o relatório não indique o alcance do programa ou o que a NSA pretende fazer com as escutas, a prática parece estar sendo usada há anos já: um dos produtos usados para acessar telefones e computadores tem o codinome Cottonmouth e está disponível desde 2009.

Esta ferramenta, entre outras, está disponível para agentes da NSA em um catálogo que oferece opções de hardware e software dos fabricantes de tecnologia mais populares, incluindo Cisco, Juniper Networks, Dell, Seagate, Samsung e Huawei.

Em resposta ao relatório, o vice-presidente sênior da Cisco, John Stewart, escreveu que “estamos profundamente preocupados com qualquer coisa que possa afetar a integridade dos nossos produtos ou redes de nossos clientes”, e que a empresa “não trabalha com qualquer governo para enfraquecer nossos produtos para fins de exploração”. Outras empresas dos EUA também reagiram contra as denúncias de adulteração da NSA nos últimos meses, incluindo a Microsoft, que rotulou a agência como uma “ameaça persistente avançada”.