Categorias

NSA tem como alvo pessoas que usam ferramentas online de privacidade

Se você é um usuário regular de ferramentas de privacidade da web como o Tor e Tails, a NSA pode estar seguindo seus movimentos online, uma nova investigação revela.

De acordo com um novo relatório, o uso de ferramentas de privacidade ou mesmo a mera curiosidade sobre eles poderia fazer você ser adicionado a uma lista de observação da Agência de Segurança Nacional.

Um programa de vigilância da NSA chamado X-Keyscore, revelado pela primeira vez no ano passado em documentos vazados por Edward Snowden, tem regras de seleção que potencialmente contribuem para que a NSA vigie qualquer pessoa que tenha usado ou até mesmo visitado ferramentas de proteção de privacidade online, como a Rede Tor para navegar na Web anonimamente e o sistema operacional baseado em Linux, Tails.

nsa
Screenshot do relatório alemão sobre o X-Keyscore

Arquivos de Snowden sobre o X-Keyscore indicam que o programa permitiu que funcionários da NSA rastreassem números de telefone ou endereços de email de usuários, além de ver conteúdos de e-mail e observar suas atividades na web, tudo sem um mandado.

Uma análise do código-fonte do X-Keyscore indica que o programa tem como alvo um estudante alemão que utiliza o Tor. Os relatórios foram preparados por repórteres para as emissoras de televisão pública alemãs NDR e WDR.

Principalmente financiado pelo governo dos EUA, a rede Tor esconde o tráfego da Internet, transmitindo a comunicação através de uma série de centros criptografados anônimos chamados de nós. Ele é muitas vezes utilizado por jornalistas e ativistas.