Categorias

O Homem-Aranha é possível!

Quem foi que disse que seria impossível para o ser humano subir em paredes lisas como o Homem-Aranha? Um grupo de pesquisadores da universidade americana de Stanford provou o contrário.

A tecnologia foi desenvolvida em 2014 e utiliza um par de luvas especiais e um sistema super-aderente para distribuir o peso de uma pessoa de forma que ela consiga permanecer grudada em uma superfície vertical enquanto escala.

O vídeo de demonstração da pesquisa foi enviado para o programa de TV americano do apresentador Stephen Colbert, entusiasta da ciência, que se revelou decepcionado quando descobriu que era biologicamente impossível existir um Homem-Aranha. Mas esta não é a primeira vez que a engenharia prova que pode dar uma “forcinha” para a biologia:

Na semana passada, pesquisadores da Universidade de Cambridge publicaram um artigo onde explicaram com números porque era possível que determinados lagartos possam escalar superfícies planas mas um ser vivo com a massa de um humano não poderia fazer o mesmo.

Foi a deixa para que Elliot Hawkes, pesquisador pós-doutorado em Stanford lembrar que com tecnologia isso é possível. E provou isso subindo em uma parede de vidro, possivelmente uma das superfícies mais lisas que existem. O dispositivo ainda é rudimentar e a escalada é lenta. Mas, para um protótipo de dois anos atrás sem fins comerciais, é um bom começo para os candidatos a super-herói que existem por aí.