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O Napster está voltando… outra vez

O Napster é um nome que se recusa a morrer na indústria de tecnologia e na indústria musical e vai voltar mais uma vez em breve, quer você queira ou não.

O serviço de música Rhapsody comprou a marca Napster em 2011 e ficou por cinco anos sem saber muito o que fazer com aquilo… mas agora anunciou que vai mudar o seu próprio nome para Napster!

De acordo com o curto e sucinto comunicado oficial, “Rhapsody está se tornando Napster. Nenhuma mudança nas suas playlists, favoritos, álbuns e artistas. Mesma música. Mesmo serviço. Mesmo preço. 100% a música que você ama. Fique ligado!”. E mais não dizem.

Confuso? A situação deve ficar ainda mais confusa no Canadá, país onde o Napster operava seu serviço de streaming legal de forma independente até ser comprado pelo Rhapsody. Depois de um hiato, o Napster voltou a operar no país, inclusive “competindo” com o Rhapsody. Em breve, O Rhapsody vai passar a se chamar Napster e o Canadá pode ter dois Napster oferecendo os mesmos serviços pelo mesmo preço…

Com o crescimento de serviços como Spotify, Tidal e Apple Music, o mercado de streaming de música está sendo disputado à tapa e já causou a morte do Rdio. Mas o Rhapsody garante que está sobrevivendo bem, apresentou um crescimento de 35% em 2015 e fechou o ano com 3,5 milhões de assinantes. É apenas uma fração dos mais de 30 milhões de usuários do Spotify, e talvez por isso a empresa esteja buscando um reposicionamento de marca com a mudança de nome.

Para quem não se lembra, o Napster original surgiu em 1999 como um serviço de compartilhamento ilegal de arquivos que sacudiu a indústria musical e incendiou a pirataria. Foram tantos os processos na Justiça que o Napster teve que fechar as portas em 2001. Mas a marca continuaria à deriva: seria transformada em um serviço de venda legal de músicas e passaria pelas mãos da Roxio e da Best Buy antes de ser comprada pela Rhapsody.