Nós temos passado por uma longa jornada com o smartphone Ubuntu: Foram mais de dois anos recheados de problemas e dificuldades, mas finalmente chegou a hora. Um smartphone com o sistema está chegando e se chama Aquaris E4.5 Ubuntu Edition.
Construído pela empresa espanhol BQ, que está adaptando um de seus aparelhos Android para rodar o Ubuntu e vendê-lo por US$ 190.
O preço modesto é acompanhado por certas especificações moderadas também: Sua tela de 4,5 polegadas tem uma resolução única QHD (540 x 960), o processador é um quad-core 1.3GHz, a câmera traseira tem 5 megapixels e seu armazenamento interno é limitado a 8 GB.
Para compensar estas restrições, o Aquaris permite expansão de memória através de um cartão microSD e também tem dois slots micro-SIM para maior flexibilidade.
O telefone Ubuntu “suportará integração com HTML5″, disse a Canonical, e a empresa garante que ele não será apenas mais um clone do iOS ou Android”.
No entanto, eis o problema: Não haverá disponibilidade de varejo do Aquaris. Por ser voltado para early adopters, ele poderá ser comprado apenas na Europa por enquanto.