Categorias

Oi investirá US$ 360 mi em rede banda larga

A Oi obteve US$ 360 milhões em empréstimos para expandir sua rede de banda larga no país.

“Esse empréstimo é mais um sinal da confiança do mercado nas perspectivas do nosso negócio e no impacto positivo que o crescimento da economia brasileira reserva para ele”, afirmou em comunicado o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, José Luís Salazar.

A Oi terá um prazo de dez anos para quitar o empréstimo, com dois anos de carência. O custo anual será de Libor japonesa mais spread de 0,3 por cento.

Em entrevista à Reuters, Salazar informou que os recursos serão aplicados na rede ADSL (linhas digitais) da companhia para cumprir meta de crescimento de 30 por cento na base de assinantes de banda larga da empresa, que deve chegar ao final do ano com 1,4 milhão de clientes.

Parte dos recursos será utilizada em 2007 e o restante, até o final de 2008, informou o executivo.

“A gente começou a negociar (o empréstimo) antes da turbulência nos mercados financeiros e isso (aperto nos mercados de crédito) não afetou” a concessão, disse Salazar, acrescentando que a expansão da Oi está focada na banda larga.

“O crescimento da companhia daqui para a frente está muito mais voltado para a banda larga. A gente acredita que todo o crescimento que vem pela frente na telefonia fixa se dará em dados. O investimento em voz não será muito significativo nos próximos anos”, afirmou o executivo.

O empréstimo internacional foi estruturado por um consórcio de bancos liderado pelo Citibank e pelo Sumitomo Mitsui Banking Corporation. O Japan Bank for International Corporation (JBIC, banco de fomento do governo japonês) atua como garantidor do financiamento. Também participam do consórcio Mizuho Corporate Bank, Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ e as filiais de Tóquio do Societé Generale, Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e ING Bank.

Levantamento recente da fabricante de equipamentos de rede Cisco prevê que o Brasil chegue a 10 milhões de conexões banda larga até 2010, uma alta de 47 por cento em relação aos quase 6,8 milhões registrados em junho.

Com informações de INFO Online.