Categorias

ONG contra câncer é alvo de ransomware nos EUA

Um agressivo ataque de ransomware atingiu a ONG norte-americana Indiana Cancer Services, dedicada ao combate ao câncer e apoio às vítimas da doença.

Não apenas arquivos foram comprometidos pela ameaça digital, como os próprios cibercriminosos entraram em contato por email e ameaçaram ir atrás de pacientes e familiares se resgate não for pago.

A quadrilha está aparentemente ligada a uma rede internacional de ciberterrorismo e exige a impressionante soma de 50 bitcoins pelo resgate, o equivalente a cerca de R$142 mil na cotação de hoje da moeda virtual. A cifra é pelo menos dez vezes maior do que o valor comumente exigido nesse tipo de ataque e as autoridades acreditam que a ONG foi um alvo escolhido a dedo e a ação não aconteceu por acaso.

Em um comunicado oficial, a ONG declarou que “se comunicando primeiro via mensagens de texto para os números de celular pessoal do Diretor Executivo, Presidente e Vice-Presidente, em seguida através de um formulário e diversos emails detalhados, a auto-identificada organização sombria da web emitiu ameaças de extorsão e também ameaçou entrar em contato com membros de família de clientes pacientes de câncer vivos e falecidos, doadores e parceiros da comunidade”.

O FBI já está investigando o caso e a Indiana Cancer Services confirmou que “não irá pagar o resgate uma vez que todos os fundos levantados devem ir para ajudar as famílias, os clientes em todos os estágios de câncer, cuidados médicos e de suporte e exames preventivos”.