Ainda que o Opera não tenha sequer aparecido na listagem dos navegadores mais populares segundo o governo dos Estados Unidos, a desenvolvedora norueguesa (comprada pelos chineses) está disposta a mudar esse cenário.
Opera Neon traz diversos conceitos inovadores para a indústria e é mais uma aposta ousada de uma empresa que não tem medo de tentar algo diferente da concorrência.
Entre suas funcionalidades, o Opera Neon aproveita o papel de parede da Área de Trabalho do usuário como fundo de sua tela padrão e traz um layout totalmente diferente do que se espera de um navegador. Não há abas convencionais ou menu de favoritos, mas sites mais visitados ou ativos aparecem como bolhas nas laterais da tela, assim como menus e botões que aproveitam todo o espaço disponível. Além disso, é possível dividir a tela ao meio para exibir dois sites simultaneamente, assim como destacar vídeos e sons em janelas individuais independentes de seus sites de origem.
Confira as novidades do que a empresa está chamando de “o futuro do navegador”:
“Os navegadores web de hoje são basicamente do milênio passado, uma época quando a web estava cheia de documentos e páginas”, explica o comandante da empresa, Krystian Kolondra. “Com o projeto Opera Neon, nós queremos mostrar às pessoas nossa visão para o futuro da web”, acrescentou.
O Neon Opera não veio para substituir o Opera tradicional e os dois navegadores irão coexistir por um bom tempo, com alguns recursos do “navegador do futuro” sendo incorporados ao Opera clássico em breve. Para quem ficou curioso de experimentar, o Neon Opera já está disponível para download gratuito, para Windows e Mac.