Categorias

Opera desativará serviço My Opera

Depois de sete anos no ar, Opera anunciou o cancelamento do seu serviço My Opera, uma rede social para o compartilhamento de  postagens, fotos e arquivos. Seus usuários tem até março de 2014 para migrarem seu conteúdo para outras plataformas.

De acordo com um comunicado publicado no blog da empresa, “nós acreditamos que seu conteúdo terá um lugar melhor em outro serviço, então tomamos a decisão de desligar o My Opera”. O texto contém instruções precisas de como exportar seu conteúdo para serviços concorrentes, como WordPress, Squarespace, Typepad, Moveable Type, Drupal e outros.

As mudanças não param por aí. Usuários que possuem conta de email no serviço também precisarão migrar suas contas para outro provedor, enquanto o My Opera fornecerá um redirecionamento de mensagens para o novo endereço. O fórum oficial da empresa também sairá do domínio MyOpera.com.

Criado em 2001 como um espaço para oferecer suporte técnico, o My Opera evoluiu para o formato de rede social e espaço de blogs em 2006. Mas o fim do serviço não foi a primeira guinada brusca na estratégia do Opera. No começo do ano, a empresa já havia descartado o uso do motor Presto de seu navegador para adotar o Webkit, mesmo motor utilizado pelos rivais Chrome e Safari. Atualmente, o Opera está baseado no Blink, uma ramificação do Webkit criada pelo Google.