Categorias

Opera lança nova versão de seu navegador

Novo Opera tem engine baseada no Chromium

A empresa Opera lançou hoje a primeira versão preview do seu navegador para desktop baseado no Chromium, para Windows e Mac. O lançamento é o primeiro desde que a empresa anunciou que deixaria sua própria engine para trabalhar com a do Google, em fevereiro.

Essa troca permite que o novo navegador conte com novos recursos, como suporte para o protocolo SPDY do Google, reajustes no Speed Dial, uma única barra de endereços e buscas, e uma total renovação no design da interface do browser, que agora possui um visual muito mais arrojado e moderno.

A equipe de desenvolvimento também incluiu uma versão modificada do Google News, que inclui filtros de conteúdo por categorias (artes, esportes, tecnologia, etc.). Ainda não está claro como o Opera escolhe o conteúdo que vai ganhar destaque, mas parece que o browser agrupa o conteúdo das fontes mais relevantes em uma página com o design similar ao do Pinterest, o que pode ajudar a agilizar a busca.

O que ficou bastante claro foi que a troca para o Chromium tornou o navegador bastante mais rápido, e permitiu que a Opera se concentrasse em recursos que pudessem ser diferenciais em relação ao mercado, ao invés de focar apenas no motor de renderização.

Porém, nem tudo são flores na nova versão: ainda faltam vários recursos, como o Opera Notes, as thumbs nas abas novas e alguns outros recursos que os usuários do Opera estavam habituados a utilizar. Ainda não está claro se esses recursos estarão presentes em novas versões do browser.