Categorias

Opera lança novo browser para o iPad chamado Coast

Novo navegador da Opera é otimizado para tablets
Novo navegador da Opera é otimizado para tablets

A Opera apresentou hoje o Opera Coast, novo browser da companhia voltado para tablets. Em um primeiro momento, o browser está disponível apenas para o iPad.

A ideia do novo browser surgiu a partir do fato de os browsers não tiveram grandes alterações, segundo o líder do projeto, Huib Kleinhout. Mesmo com as plataformas multitouch, ele ainda acredita que os navegadores ainda precisavam de alterações, e o Coast foi a primeira tentativa da Opera de fazer um browser otimizado para tablets.

– As pessoas não utilizam os browsers como ferramentas. Em um tablet, os browsers parecem desatualizados, e isso me incomodava. Por que? Porque nós fazemos browsers. Nós amamos tudo sobre melhorar a internet – afirmou Kleinhout.

O Coast praticamente não tem elementos visíveis de interface de usuário, exceto por um botão no canto inferior direito, que permite que o usuário visualize as páginas visitadas recentemente, e um botão home no centro da parte inferior do browser.

Aparentemente, todas as interações com o software acontecem através de gestos, fazendo com que os tradicionais botões de avançar e voltar sejam substituídos por pequenos quadros.

Ao invés dos tradicionais marcadores, o Coast utiliza uma tela com as páginas mais visitadas pelo usuário. Além disso, o browser inclui automaticamente uma lista de páginas recentemente visitadas ao rodapé da tela inicial. A tela inicial conta com uma barra de pesquisa, que utiliza o backend do Opera e já oferece três resultados, conforme o usuário digita.

O browser não terá botões de compartilhamento, deixando a cargo das páginas determinar que tipo de interação cada usuário terá. A equipe de desenvolvimento do site buscou formas de deixar os usuários seguros sem precisar avaliar diversos ícones na barra de URL do browser. Ao invés de verificar qual protocolo de segurança a página usa, através de checagem da URL, o Coast coloca uma mensagem simples na tela, quando detecta que a página que o usuário deseja visitar não é segura.

Ao contrário do Opera Mini, o Coast não utiliza o servidor da Opera para renderizar conteúdo, e depende do próprio sistema de renderização da Apple.

A Opera não soube informar quando o Coast estará disponível para outras plataformas além do iOS.