O Opera anunciou que está estudando a possibilidade de ativar por padrão seu bloqueador de anúncio nativo em um futuro bem próximo.
A funcionalidade foi introduzida desde Maio passado nas versões mais atuais do navegador, mas a empresa alega que a adoção dos usuários não tem sido como era esperado.
Em um comunicado, o Opera declarou que irá continuar a aperfeiçoar o recurso para torná-lo melhor ainda esse ano. “Vocês podem esperar para ver os primeiros passos desse processo nessa primavera (ainda nesse trimestre, para o Hemisfério Sul). Fiquem ligados para mais velocidade e uma experiência de usuário mais amigável”. Carregando menos ou mesmo nenhuma publicidade, as páginas da web carregam mais rápido no navegador, um dos pilares mais divulgados pelo Opera na disputa pelos usuários.
Mas a empresa também acrescentou que “por enquanto, nós apenas oferecemos nosso bloqueio nativo de anúncios como uma preferência. Isso pode mudar, na medida em que estamos avaliando se deveríamos ajudar as pessoas a serem mais ativas em bloquear anúncios daqui pra frente”.
Atualmente, a fatia de mercado dominada pelo Opera é de cerca de 1% dos usuários, então o impacto de suas decisões deve afetar em quase nada o faturamento dos sites que dependem da publicidade para sustentar seus modelos de negócios. Entretanto, essa sua nova estratégia não deixa de ser uma reviravolta irônica para um navegador que começou sua carreira vivendo justamente de banners publicitários embutidos em sua interface.