Categorias

Opera Software lança versão 12.10 do navegador da companhia

Novo Opera 12.10 foi lançado hoje

A Opera Software lançou hoje a versão 12.10 do navegador Opera. A atualização traz aprimoramentos técnicos e na velocidade de navegação, incluindo suporte para o protocolo SPDY e o WebSocket API. Mas, a companhia também reconhece que os usuários de hoje “querem mais conteúdo relevante, mais rápido, e preferencialmente sem ter que entrar em vários sites para acessar o email, notícias ou qualquer outro conteúdo”.

Para atender essa necessidade, o Opera 12.10 agora  permite que os desenvolvedores criem extensões mais poderosas. No lançamento do browser, a Opera deu destaque para as novas extensões de Speed Dial para Twitter, Facebook, Pinterest, StubmleUpon, Readbility, Gmail, Google Agenda e TED. Para os novos desenvolvedores, também, há suporte para várias novas APIs. O navegador agora também suporta perfis de cores ICC.

Para os usuários comuns, os principais aprimoramentos foram o suporte para a Retina, no MAC, e a possibilidade de utilizar o Centro de Notificações e a funcionabilidade de compartilhamento embutido do OS X Mountain Lion.

Nos dispositivos com tela touch do Windows 8, o Opera permite que o usuário utilize a função pinch-to-zoom. Anteriormente, a Opera havia anunciado que procuraria desenvolver uma versão Metro de seu browser, mas a companhia não revelou muitos detalhes sobre o assunto, e não mencionou nada sobre a interface, no aúncio de hoje.

O Opera 12.10 está disponível para Mac, Windows, Linux e FreeBSD.