Categorias

Operadoras de celular não poderão fazer promoções até janeiro

Anatel proíbe promoções de fim de ano

A Anatel proibiu promoções de operadoras de celular que gerem impacto em suas redes até janeiro. A proibição foi realizada devido ao aumento das reclamações de clientes nos últimos meses. 

Além de se preocupar com as reclamações, a companhia teme que as operadoras não suportem o tráfego adicional de dados (como a internet) e de ligações que sempre acontece no final de ano, e isso provoque uma queda nos serviços. Já pensando assim, em novembro a Anatel suspendeu uma promoção da TIM, chamada Infinity Day, que permitia aos usuários fazer ligações ilimitadas entre números da operadora pagando R$ 0,50 por dia. Além da TIM, a agência também recusou um pedido da Claro para colocar no mercado uma promoção parecida. A partir de janeiro, por conta das férias, o tráfego tem uma queda e então as promoções podem ser liberadas.

As operadoras estão sob monitoramento da Anatel desde julho, quando a TIM, Oi e Claro foram proibidas de acrescentar novos clientes às suas redes por conta do aumento de reclamações, apenas sendo liberadas depois de apresentarem planos de investimentos para solucionar os problemas. Com isso, a venda de chips da operadora com o pior índice de qualidade em cada estado foi suspensa: a TIM ficou proibida de ativar novas linhas em 18 estados e no Distrito Federal, a Oi teve a proibição em cinco estados e a Claro em três. Por não registrar índices ruins, a Vivo não foi punida pela Anatel em nenhum estado.