Categorias

Operadoras estão cumprindo metas de velocidade de banda larga fixa

Operadoras cumprem meta de velocidade de internet
Em um relatório divulgado hoje, a Anatel afirma que as operadoras estão cumprindo as metas de entrega de velocidade mínima em relação à velocidade de internet contratada pelos clientes, nos serviços de banda larga fixa residencial.

Essa é a primeira avaliação que a Anatel fez sobre a qualidade da banda larga fixa, desde a aprovação do regulamento que estabelece metas para as emrpesas, em vigor desde o fim de 2011.

Desde novembro, as empresas são obrigadas a garantir que a velocidade será, no mínimo, 20% do total contratado, em pelo menos 95% das medições, e a velocidade média mensal seja de, no mínimo, 60% da franquia contratada.

O relatório se refere a medições feitas ao longo de abril, apenas no Riuo de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. No Rio, foram avaliados os serviços das empresas GVT, NET e VIVO. Em São Paulo, NET, GVT e Oi. E em Minas, NET, GVT, CTBC e Oi foram avaliadas.

No total, 1145 equipamentos de medição foram instalados em residências, e realizaram um total de 1.117.282 aferições.

No primeiro parâmetro testado – velocidade instantânea de 20% da contratada em pelo menos 95% das medições – todas as empresas cumpriram a meta. Os resultados variaram entre 96,34% (Oi, em Minas Gerais) e 99,87% (NET, no Rio de Janeiro).

No segundo parâmetro – velocidade média da conexão de pelo menos 60% da contratada ao longo do mês – todas as empresas foram aprovadas, segundo o relatório.

Em média, os resultados variam entre 77,29% da velocidade contratada (Oi, no Rio de Janeiro) e 102,68% da velocidade contratada (NET, em Minas Gerais), o que significa, segundo a Anatel, que a empresa entrega velocidade maior que aquela contratada pelo cliente.