Categorias

Operadoras menores não receberam ordens para bloquear WhatsApp e o serviço continua funcionando

Ao contrário do que pode parecer, o WhatsApp não foi bloqueado em todo o Brasil: operadoras menores foram deixadas de fora e não receberam ordens da Justiça para suspender o funcionamento do serviço.

Apenas as cinco maiores operadoras de telefonia no país, TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel suspenderam o WhatsApp e 1,79 milhão de linhas móveis ainda conseguem acessar a rede do aplicativo de mensagens.

Clientes das operadoras Algar Telecom, Sercomtel, Datora, Porto Seguro e Terapar foram beneficiados por “esquecimento” da Justiça. As duas primeiras empresas tem infraestrutura própria, enquanto as três últimas funcionam como operadoras virtuais e contratam uma rede terceirizada de estações de rádio base. Para bloquear o WhatsApp, a Justiça se concentrou nas grandes, que dominam 99,3% do mercado nacional e ignorou as demais.

A Algar Telecom, sexta maior operadora do país, confirmou ao G1 que não foi notificada da decisão judicial. A empresa está presente em 87 cidades de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul e é responsável por cerca de 1,2 milhão de linhas de telefonia móvel.

Apesar de terem escapado da decisão judicial de suspender o WhatsApp, os clientes destas operadoras continuam sem poder se comunicar com usuários das operadoras que fazem parte da suspensão.