Categorias

O’Reilly publica ebook gratuito sobre o Open Source no Brasil

A editora O’Reilly acaba de publicar um ebook gratuito que traça um panorama sobre o Open Source no Brasil.

O livro escrito por Andy Oram estabelece um quadro geral da presença de soluções de código-aberto em vários segmentos da economia brasileira.

De acordo com a descrição de “Open Source no Brasil, o livro “explora as várias tendências nos negócios, no ensino e nas políticas públicas que contribuíram para o estado atual da atividade open source no Brasil. Você vai descobrir a comunidade open source no país, seus movimentos de software livre, o envolvimento dos negócios e da força de trabalho, e as questões relativas à educação”. A obra está disponível tanto em Português, quanto em Inglês.

open-source-no-brasil

Para Oram, “o Brasil ainda é uma das economias mais vibrantes da América Latina. Com suas fortes indústrias de extração, de produção e de serviços, a TI no Brasil está em expansão, à medida que as empresas buscam digitalizar suas operações. As startups de tecnologia também estão surgindo, e o software livre e o open source estão por toda parte”. O livro promete mostrar também como os desenvolvedores se reuniram em comunidades para promover a cultura do código-aberto e como o governo contribuiu para a disseminação do modelo nas últimas décadas.