Categorias

Orkut vai desaparecer para sempre

O Orkut vai morrer mais uma vez, mas desta vez é pra sempre: no dia 15 de Maio o Google irá apagar os últimos arquivos de Comunidades mantidos no ar.

A partir desta data, a rede social que já reinou absoluta no Brasil como a preferida dos brasileiros passará a existir somente na lembrança daqueles que participaram dela.

“De janeiro de 2004 a setembro de 2014, milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, se reuniram para discutir interesses comuns em uma vasta coleção de comunidades do Orkut”, explica a página oficial dos arquivos criados pelo Google. Por dois anos, desde o fechamento inicial do serviço, o Google manteve os arquivos no ar, “com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut”, e trazia “todo o conteúdo público dessas comunidades”. A partir da segunda-feira que vem, a iniciativa será encerrada.

Segundo Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, “para alguns, vai ser impossível esquecer, e ainda renderá boas histórias para contar. Para nós, que em 2014 demos adeus ao Orkut, chegou a hora de dar mais um passo”. O representante do Google aproveita a oportunidade para agradecer aos usuários: “obrigado a todos que fizeram parte do Orkut, que criaram e alimentaram comunidades incríveis, e deram início a tantas conversas”.

Tanto o Orkut quanto o Facebook foram lançados em 2004. Enquanto o Facebook se tornou a maior rede social do mundo, atingindo níveis de unanimidade jamais desfrutados pela rede social do Google em todos os lugares do mundo, o Orkut ficou popular apenas no Brasil e na Índia. Entretanto, apesar de ter sido desbancado há anos no Brasil, o encerramento completo do Orkut causou revolta no comunicado oficial, com usuários reclamando que não custava nada para o Google manter os arquivos no ar por mais tempo.