Categorias

Outlook supostamente é hackeado na China

O Outlook, serviço de e-mail da Microsoft, caiu na China por um dia no fim de semana devido a um ataque “man-in-the-middle”, relata o site chinês de monitoramento Web GreatFire.

Usuários na China notaram uma queda quando tentaram acessar e-mails do Outlook usando protocolos IMAP e SMTP no aplicativo desktop e móvel de e-mail.

GreatFire relata que o ataque man-in-the-middle (MITM) provavelmente foi usado pois apresenta apenas um pequeno erro em clientes de email e não é tão óbvio quanto outras táticas. Isso poderia facilmente ser confundido com um problema de rede e usuários não veriam a verdadeira causa da indisponibilidade.

OUTLOOK-CHINA

Suspeita-se que a interrupção, que já acabou, é o trabalho da Administração Cyberspace da China, órgão responsável pela censura da Internet no país.

GreatFire fez testes para tentar o acesso ao Outlook usando a mesma porta IMAP para o serviço de e-mail em um navegador e descobriu que um certificado de segurança auto-assinado estava sendo usado para fazer a conexão. De acordo com o site, isso coincide com os ataques anteriores feitos em sites na China.