Categorias

Paciente com câncer ganha primeiro esterno e costelas impressas em 3D

Pela primeira vez, um paciente recebeu um implante de titânio 3D customizado para substituir parte de sua caixa torácica.

A impressão 3D foi dada a um homem espanhol de 45 anos que tinha um tumor canceroso que cresceu em torno de seu esterno e parte de sua caixa torácica.

Para acaba com o tumor completamente, cirurgiões teriam que remover parte de seu esqueleto.

Normalmente, em casos como este, uma placa plana de titânio é utilizada para reforçar a estrutura da caixa torácica, mas ela não é uma opção muito boa: A placa pode se soltar e aumenta o risco de complicações.

caixa-toracica-3d-impressa

Com isso em mente, a equipe cirúrgica do paciente no Hospital Universitário de Salamanca, na Espanha, pediu que a empresa de dispositivos médicos Anatomics criasse um implante de titânio personalizável que poderia replicar a estrutura complicada do esterno e costelas com uma impressora 3D, em vez de usar uma peça reta.

Além de criar uma nova estrutura, a equipe usou tomografias de alta resolução do tórax do paciente para recriar um modelo de sua parede torácica e do tumor. Este modelo 3D permitiu ao cirurgião planejar com precisão onde fazer a cirurgia.

Uma vez impresso, terminado e polido, o implante foi enviado ao hospital, onde foi implantado no peito do paciente. Já fazem duas semanas desde a cirurgia, e o paciente já recebeu alta e está se recuperando bem.