Categorias

Padrão 5G deve ser implementado no Brasil até 2020

Se você está esperando uma conexão móvel mais veloz e estável, vai ter que esperar um pouco mais: a meta do governo é que o padrão 5G seja implementado no país até 2020.

O ministro das Comunicações, André Figueiredo (PDT), anunciou o projeto de implantação em parceria com outros países durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

“É um ano em que todos os países estão apostando. Isso não significa que ferramentas 5G estejam operativas apenas em 2020. É uma evolução até que estejam prontas comercialmente para a população”, explicou Figueiredo. Mas o ministro também declarou que esse esforço não significará o abandono do 4G: “A implantação 5G não entra em conflito. Nós estamos melhorando o 4G também, com a frequência de 700 Mhz, por exemplo”.

Durante o congresso, o Brasil foi signatário de um memorando de cooperação com a União Europeia para a padronização, pesquisa e desenvolvimento da tecnologia entre os países. O acordo não envolve investimentos financeiros realizados no país: “o importante agora é fazer com que acordos feitos com Japão, China, e outros países, sejam feitos aqui, para que o Brasil possa participar da discussão”, esclareceu o ministro das Comunicações.

Sobre a crise política e financeira que poderia atrasar os planos de implantação do padrão 5G no Brasil, André Figueiredo foi otimista: “falei com empresas e operadoras e todas elas estão dizendo que 2016 é um ano em que vão investir bem mais que em 2015. A própria presidente Dilma tem dito: 2015 foi um ano difícil, mas esse se propõe a ser a retomada do desenvolvimento. E a área de telecomunicações é indispensável para que a economia volte a se desenvolver”.