Categorias

Páginas que publicam rumores não poderão mais comprar publicidade no Facebook

O Facebook anunciou mais uma medida para frear a propagação de notícias falsas na rede social: páginas que publicam rumores com frequência serão barradas da compra de postagens impulsionadas.

A decisão faz parte da estratégia da empresa para deter a epidemia de notícias falsas e salvaguardar todo o seu ecossistema após críticas pesadas no passado.

Além de tentar orientar o usuário, dentro e fora da rede social, sobre como identificar e evitar a disseminação de notícias falsas, o Facebook também está colaborando com empresas terceirizadas para marcar esse tipo de conteúdo contestável e até oferecendo links alternativos para o mesmo tipo de informação. Agora, a empresa quer enviar uma mensagem clara para os criadores de boatos e desinformação que lucram com suas ações: parem de tentar promover seu conteúdo.

Desta vez, basta uma Página oferecer um número não revelado de notícias falsas dentro de um determinado período para ela ser bloqueada no sistema e impedida de comprar publicidade na plataforma para promover qualquer tipo de conteúdo, mesmo autêntico. Anteriormente, o bloqueio era restrito ao conteúdo disputado especificamente, mas agora a proibição será estendida de uma forma geral para Páginas que apresentarem um “padrão repetido de desinformação”.

O Facebook informa também que o bloqueio não é permanente, mas um efeito temporário que pode ser aliviado com o tempo, se a Página alterar a qualidade de suas publicações.