Categorias

Palácio do Planalto está de olho em memes de Michel Temer

Em meio à crise política que assombra o Palácio do Planalto e sacode as redes sociais, o governo não está vendo com bons olhos memes relacionados a Michel Temer e está tomando medidas drásticas.

Diversas páginas humorísticas foram notificadas oficialmente essa semana pelo suposto uso não-autorizado de imagens do Presidente da República.

Na mensagem de email enviada pela Secretaria de Comunicação Social consta uma lista de endereços onde podem ser obtidas imagens oficias de Michel Temer e salienta que “todas as fotografias  estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais. Para outras finalidades, é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República”. O aviso também alerta para a necessidade de se dar crédito ao autor da imagem original, citando inclusive a Lei 9.610/98 dos Direitos Autorais.

Em entrevista ao jornal Zero Hora, Sandro Sanfelice, o criador do site Capinaremos, notificado pelo governo, se revelou surpreso com o teor da mensagem e sustenta que em mais de dez anos produzindo humor na internet nunca havia sido advertido dessa maneira. Através de sua página no Facebook, Sanfelice já respondeu sobre a polêmica:

Apesar do tom alarmista, a assessoria do Departamento de Produção e Divulgação de Imagem do Palácio do Planalto se esquivou das acusações de que estaria fazendo censura. Em um comunicado enviado ao Zero Hora, informou que “não proibiu a criação de memes com a imagem de Temer, apenas orientou as páginas humorísticas a creditarem as fotos oficiais que utilizarem nas criações”.