Categorias

Palmer Luckey está de volta à Realidade Virtual

O controverso Palmer Luckey está novamente envolvido com Realidade Virtual e novamente envolvido em uma polêmica.

O CEO e fundador da Oculus, demitido do cargo meses atrás, está patrocinando no Patreon um projeto que permite que aplicativos que deveriam ser exclusivos do Oculus Rift também rodem no rival HTC Vive.

O projeto Revive está sendo conduzido por financiamento coletivo e não tem fins lucrativos, mas recebeu um reforço de peso nessa quinta-feira quando ninguém menos que o próprio Palmer Luckey se tornou um apoiador, com uma oferta de US$2.000 mensais para o seu criador. É um valor baixo quando pensamos no quanto Luckey faturou ao vender a Oculus para o Facebook no passado, mas uma grande injeção de capital para uma iniciativa modesta e claramente uma declaração de guerra contra os atuais donos da empresa que ajudou a fundar.

Brigas à parte, a oferta fez a alegria de Jules Blok, criador do Revive, que anunciou a doação através do Patreon: “como alguns de vocês  já suspeitaram,  o abrupto e extremo salto na quantidade de financiamento é fruto na verdade de Palmer Luckey. Eu gostaria de agradecê-lo por sua oferta e tudo que ele tem feito pela comunidade de VR como um todo”. Descontando a porcentagem que fica retida na própria plataforma, Blok irá receber mensalmente agora US$2008, então a doação de Luckey irá responder por mais de 99% dos seus ganhos.

Nem o Facebook ou Palmer Luckey se pronunciaram publicamente sobre o investimento, mas a situação entre ambos é delicada: recentemente, o Facebook anunciou que irá patrocinar quase meio bilhão de dólares para a produção de conteúdo em Realidade Virtual através da Oculus, na condição que o material seja exclusivo de sua plataforma por um determinado período de tempo.

Resta saber agora como a empresa irá reagir a um projeto que permita rodar no HTC Vive experiências criadas para serem exclusivas do Oculus Rift ou da parceira GearVR. Principalmente quando esse projeto é patrocinado em sua quase totalidade justamente pelo ex-executivo que criou o Oculus Rift.