Categorias

Panasonic anuncia que está saindo do mercado de smartphones

Os tempos não estão fáceis para algumas gigantes de tecnologia: a Panasonic é a mais nova a anunciar que está mudando seu foco e sairá do mercado de smartphones no Japão, terceirizando suas operações em mercados emergentes como a Índia.

A empresa japonesa teve um prejuízo de US$ 15 bilhões nos últimos dois anos fiscais e agora decidiu mudar de fabricante de eletrônicos de consumo para fornecedora de negócios, em uma tentativa de se recuperar.

De acordo com presidente da Panasonic, Kazuhiro Tsuga, toda divisão da companhia que não cumprir uma meta de 5% de margem operacional dentro de três anos será eliminada. “Não é aceitável para a empresa estar sangrando dessa forma, por isso temos que pensar em maneiras de desenvolver os ativos que temos em uma direção mais eficaz”, explicou Tsuga.

Lucros e liderança da empresa caíram nos últimos anos
Lucros e liderança da empresa caíram nos últimos anos

Embora a Panasonic esteja saindo do mercado de smartphones voltados aos consumidores, a empresa afirmou que ainda não desistiu por completo dos dispositivos móveis e está desenvolvendo aparelhos para uso comercial, focando no varejo.

A Panasonic é uma das várias fabricantes de celulares afetadas pelo crescimento das gigantes Apple e Samsung no mercado de smartphones. Em 2001, a Panasonic era a segunda maior fabricante de celulares no Japão, atrás apenas da NEC. No ano passado, a empresa alcançou míseros 7%, perdendo lugar para a Apple, que somou 25% em sua liderança.