Categorias

Para Estados Unidos, Coreia do Norte é a responsável pelo ransomware WannaCry

A Coreia do Norte já enfrenta uma série de problemas, grande parte deles devido a seu programa nuclear e aos testes relacionados. O país se recusa a conversar com a comunidade internacional, e o regime, que é talvez o mais fechado do mundo, continua assustando o mundo todo.

Você deve também se lembrar do ransomware WannaCry, que há alguns meses atingiu mais de 300.000 computadores em cerca de 150 países, derrubando servidores, causando prejuízos e afetando serviços muitas vezes essenciais. No Brasil, inclusive, o WannaCry chegou a provocar a queda dos servidores do INSS.

E de acordo com uma declaração de Thomas Bossert, consultor de segurança interna da Casa Branca dos Estados Unidos, a Coreia do Norte é diretamente responsável pelo terrível ransomware.

A declaração foi feita ao The Wall Street Journal, e apesar de não fornecer nenhuma prova, Bossert disse que a acusação foi “baseada em evidências“. Ele também afirmou que as evidências encontradas pelos Estados Unidos estão de acordo com outras provenientes de outros países e empresas privadas.

A acusação chega após o Reino Unido ter dito em Novembro passado que era quase certa a origem do WannaCry (na Coreia do Norte). Os Estados Unidos também não especificaram quais são seus planos, agora que determinaram o culpado pelo devastador ransomware.