Categorias

Patch Tuesday de Fevereiro foi adiada para 14 de Março

A Microsoft desta vez chutou o balde: a Patch Tuesday de Fevereiro, que deveria ter acontecido nessa terça-feira, está oficialmente adiada para 14 de Março.

Apesar de ter modificado o comunicado do atraso para incluir a nova data do lançamento do pacote de atualizações, a Microsoft segue em silêncio sobre os motivos que a levaram a tomar essa decisão.

Desde que foi instituída em 2003, a Patch Tuesday nunca falhou e sempre aconteceu na segunda terça-feira de cada mês. É a data marcada quando todos os pacotes de correções e atualizações de segurança de produtos da Microsoft são lançados juntos para facilitar a vida dos administradores de sistema. Com o adiamento de um mês, os cronogramas dos administradores para a distribuição dos pacotes não será afetado, uma vez que irá coincidir com a Patch Tuesday que deveria acontecer em Março.

Entretanto, a medida coloca em risco a segurança dos usuários. Vulnerabilidades que poderiam ter sido corrigidas em Fevereiro poderão circular livremente, expondo sistemas do mundo inteiro a ataques. Os especialistas em segurança alertam que pelo menos uma destas falhas já foi identificada e já está sendo explorada por hackers para invadir sistemas.

A falta de uma explicação concreta da Microsoft também é motivo de preocupação. Mesmo jornalistas com anos de experiência e fontes seguras dentro da empresa não estão conseguindo descobrir o que levou ao adiamento tão drástico da Patch Tuesday.