Categorias

Pedido de patente da Apple revela possível Siri para Mac

Embora o Siri faz parte do iOS desde 2011, a tecnologia nunca foi lançada para o OS X. Mas um novo pedido de patente da Apple detalha o que parece ser finalmente uma versão desktop do assistente virtual.

Conforme publicado pelo Patent and Trademark Office dos EUA, o pedido de patente traz 92 folhas especificando um “assistente inteligente digital para desktop” e descrevendo uma tecnologia que vai muito além da funcionalidade de voz atual do Mac.

Como no iOS, a versão desktop será capaz de processar fala natural e entrada de texto para executar ações como a conclusão de tarefas, inserir e recuperar dados, realização de pesquisas e muito mais. Além disso, a apresentação aponta que os comandos serão feitos baseados em dedução da intenção do usuário.

10108-2158-140807-Dictation-l

O Siri para Mac poderá ser integrado em um aplicativo independente ativado por um atalho do mouse ou teclado, ou pode ser executado em segundo plano, ouvindo uma frase de ativação especial como “Hey, Siri”.

Uma função particularmente interessante descreve “Como usar o Assistente Digital como uma terceira mão”. A Apple observa que interfaces gráficas atuais são um pouco limitadas em áreas como a de multitarefa. Por exemplo, enquanto vários aplicativos podem ser executados em um desktop, os usuários são normalmente restritos a interagir com apenas uma janela de cada vez.

Mas “chamar” um assistente digital para executar uma tarefa secundária deve economizar cliques do mouse e permite que o usuário foque no que está fazendo.

10108-2160-140807-Siri-2-l

Não está claro se a Apple planeja lançar uma versão “Siri para Mac” em um futuro próximo, dado que esses são apenas pedidos de patente.