Categorias

Pentágono testa com sucesso enxame de drones

O Pentágono anunciou no início da semana que testou com eficiência um enxame de drones voadores para operações militares.

Um total de 103 micro-drones Perdix foi lançado a partir de três caças F/A-18 Super Hornet sobrevoando a área de testes e reagiu como previsto, executando todas as missões designadas para eles.

Cada um dos pequenos robôs voadores mede apenas 16 centímetros, mas agindo como uma unidade sólida e com comportamento coletivo, eles foram capazes de neutralizar os alvos demarcados enquanto a ação era acompanhada por satélite do centro de controle. A tecnologia empregada assegura um certo nível de autonomia para as aeronaves, mas as escolhas táticas são realizadas por um operador humano capaz de comandar o enxame.

Um vídeo divulgado pelo Pentágono mostra o teste em andamento, mas não revela com nitidez como os mini-drones cumprem suas missões:

https://www.youtube.com/watch?v=B-rZHbc4YTE

“Perdix não são indivíduos pré-programados sincronizados, eles são um organismo coletivo, compartilhando um único cérebro distribuído para tomada de decisões e adaptação uns aos outros como enxames da natureza”, explicou William Roper, diretor do Escritório de Capacidades Estratégicas (SCO) do Pentágono. “Por que cada Perdix se comunica e colabora com cada outro Perdix, o enxame não tem um líder e pode se adaptar com suavidade a drones entrando ou saindo do time”, completou.

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, criador do SCO em 2012, parabenizou o sucesso do teste e declarou que “esse é o tipo de inovação de ponta que irá nos manter um passo à frente de nossos adversários. Essa demonstração irá avançar nosso desenvolvimento de sistemas autônomos”. De custo baixo, o SCO busca agora empresas capazes de produzir rapidamente 1.000 unidades do Perdix para uso militar ainda esse ano.