Categorias

Perl é a linguagem mais odiada por programadores

Quem se lembra do Perl? A linguagem que já foi popular no início da web nos anos 90 agora é a mais odiada pelos programadores, de acordo com um levantamento realizado entre os usuários da comunidade StackOverflow.

Os administradores do site compilaram os dados de sua seção de profissionais cadastrados, onde é possível especificar qual linguagem o desenvolvedor mais gostaria de trabalhar e qual linguagem ele evitaria trabalhar o máximo possível.

Embora o Perl tenha conquistado o topo do ranking como a linguagem menos desejada para trabalhar, ela foi seguida de perto por Delphi e VBA na avaliação dos usuários. Fechando a listagem, aparecem também PHP, Object-C, Coffeescript e Ruby, nessa ordem.

A pesquisa também apontou as tecnologias mais odiadas pelos usuários e, para surpresa de absolutamente ninguém, o Internet Explorer liderou a classificação. Os anos passam e a Microsoft continua gerando antipatia entre os profissionais e a empresa aparece na lista também com o Visual Basic, ASP Clássico, SharePoint, IIS e Access. Para piorar, o próprio termo “Microsoft” é comumente citado como uma “tecnologia” odiada. A gigante faz companhia no ranking dos piores ao lado do Cobol, Adobe Flash e Apple.

David Robinson, cientista de dados responsável por conduzir o levantamento no StackOverflow, esclarece que o estudo “não é uma acusação sobre as tecnologias, sua qualidade ou sua popularidade. É simplesmente uma medida de que as tecnologias estimulam sentimentos negativos fortes em pelo menos um subconjunto de desenvolvedores que se sentem confortáveis compartilhando isso publicamente”.