Não tem para mais ninguém: o Android e o iOS foram responsáveis por 95,7% de todos as vendas de smartphones no 4º trimestre de 2013, arrematando um total de 93,8% de todos os embarques do ano inteiro. Isso significa que o duopólio cresceu 4,5 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.
Os números mais recentes vêm da IDC, que já havia notado que as vendas globais de smartphones atingiram 1 bilhão pela primeira vez em 2013. O sistema operacional móvel do Google continua a ser o líder claro em 2013, com a Samsung liderando todos os fabricantes Android (39,5%). A Huawei foi a segunda colocada.
Já o iOS, entretanto, registrou o menor crescimento positivo tanto para o trimestre (6,7%) quanto para o ano (12,9%), mostrando um desempenho inferior ao mercado em geral. A falta de um iPhone de baixo custo, bem como nenhuma opção de tela grande em 2013 prejudicou as perspectivas de participação do sistema.
Os restantes pontos percentuais foram deixados para a Microsoft e BlackBerry. O Windows Phone teve o maior aumento, tanto para o trimestre (46,7%), quanto para o ano (90,9%), em grande parte graças à Nokia. Já o sistema operacional da BlackBerry foi o único a mostrar uma variação negativa, tendo no trimestre -77,0% e no ano -40,9%.
IDC observa que, embora o crescimento do mercado de smartphones continuou forte em 2013, a era de crescimento anual de dois dígitos tem apenas mais alguns anos restantes. A questão é: quanto tempo o duopólio do Android e iOS deve durar?