Categorias

Pesquisa aponta desconhecimento dos brasileiros em relação aos smartphones

Brasileiros usam poucos recursos dos smartphones

Segundo uma pesquisa da Qualcomm, realizada com ajuda do IBOPE, cerca de 70% dos brasileiros adquiriram seu primeiro smartphone nos últimos 6 meses, e estariam dispostos a pagar entre 27 e 93 reais por um pacote de aplicativos. A pesquisa aponta o desconhecimento dos brasileiros em relação aos dispositivos móveis

Esse desconhecimento pode ser visto na maneira conservadora como os smartphones são utilizados. A maioria dos entrevistados afirmou realizar apenas atividades corriqueiras, como fazer ligações (92% dos usuários), acessar redes sociais (80%), ouvir música (77%), enviar e receber mensagens (75%) e realizar pesquisas na internet (71%). Ações como realizar transações bancárias ou fazer compras foram mencionadas por apenas 27% e 12% dos usuários, respectivamente.

Outro ponto no qual os usuários do país ainda caminham devagar é na questão dos aplicativos. O app mais utilizado é o Facebook, utilizado por 65% dos usuários, seguido pelo app de buscas do Google (33%), Gmail e Hotmail (empatados com 23%) e YouTube (21%).

Porém, a falta de experiência com esses dispositivos não significa que não há interesse em conhecer novidades. Segundo a pesquisa, os usuários acessam as lojas de aplicativos, como a Google Play e a App Store, ao menos uma vez por semana, buscando novos apps para download. Destes usuários, cerca de 51% são homens entre 18 e 35 anos, das classes B e C.

39% dos entrevistados prefere conhecer os apps diretamente nos pontos de venda de dispositivos. Quanto ao processo de compra de apps, 19% dos entrevistados preferem ver o aplicativo em ação na tela do smartphone, antes de efetuar o download, mas 17% afirmaram que uma conversa com um vendedor seria o suficiente.