Categorias

Pesquisa aponta: mais da metade dos americanos acha que a Apple está errada

O centro de pesquisas americano Pew realizou um questionário nos Estados Unidos e concluiu que mais da metade dos americanos acredita que a Apple deveria atender a todas as demandas do FBI no caso do iPhone de San Bernardino.

A Apple publicou uma carta aberta explicando sua decisão de resistir à criação do que chama de “porta dos fundos” para a encriptação do iPhone, mas a opinião pública, aparentemente não  aderiu à sua causa.

Segundo o levantamento realizado pelo Pew, 51% dos mil americanos pesquisados defende que a Apple está errada na questão e deveria colaborar com o pedido do FBI, contra apenas 38% que se revelaram favoráveis à empresa e seus temores de que o incidente afete a segurança de todos os usuários de iPhone no mundo inteiro.

Os números se alteram ligeiramente entre os portadores de um smartphone, independente da marca: 50% seguem favoráveis ao FBI e 41% defendem a posição da Apple. Nem entre os usuários de iPhone, há uma vantagem para a empresa de Tim Cook: 47% deles acreditam que a Apple não tomou a decisão correta enquanto 43% permanecem do lado da empresa.

Ainda que a Apple tenha conseguido a simpatia dentro da indústria de tecnologia, com o apoio confesso de empresas como Microsoft, Facebook, Twitter, WhatsApp, Google e Telegram, a Justiça americana ou o Congresso podem se espelhar na opinião do cidadão médio para pautar suas resoluções referentes ao caso. Tim Cook, assim como Bill Gates, pediu por um debate nacional sobre a questão. Até agora, entretanto, a balança está pendendo na direção do FBI e do combate ao terrorismo.