Categorias

Pesquisa comprova: trabalhar sentado pode reduzir a expectativa de vida

Uma pesquisa realizada na University of California San Diego comprovou um dado estarrecedor: trabalhar sentado envelhece e envelhece muito.

O estudo demonstrou que um dia inteiro sentado na frente do computador, sem nenhuma atividade física, pode reduzir a expectativa de vida de um indivíduo em até 8 anos.

Isso se dá graças à ação da posição nos telômeros, a extremidade livre de um cromossomo, formada por sequências repetidas de DNA, cuja função é garantir que cada ciclo de replicação seja completado com perfeição. Um levantamento realizado com 1500 mulheres idosas comprovou que permanecer cerca de 10 horas sentada afetou o comprimento dos telômeros, reduzindo seu tamanho, um efeito anteriormente atribuído à ação da idade. O resultado são replicações celulares defeituosas e um aumento na quantidade de problemas de saúde.

Segundo o professor e doutor Aladdin Shadyab, responsável pela pesquisa, “mulheres que não atenderam às recomendações de atividade física e foram sedentárias por pelo menos 10 horas por dia estavam biologicamente mais velhas; suas células estavam envelhecendo mais rápido do que aquelas das mulheres que eram menos sedentárias”. A recomendação dos especialistas é que seja realizada pelo menos meia hora de atividade física ao dia para combater os efeitos do sedentarismo causado por ficar sentado o dia inteiro.