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Pesquisa do IDC aponta enfraquecimento do mercado de pen drives no Brasil

Mercado de pen drives apresenta desaceleração no primeiro trimestre
Mercado de pen drives apresenta desaceleração no primeiro trimestre

Uma pesquisa divulgada pela consultoria IDC indicou que o mercado de pen drives no Brasil registrou 5,2 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre deste ano. O volume representa queda de 6% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2012.

Além do desenvolvimento de novas tecnologias, como o armazenamento em nuvem, o preço dos produtos também influenciou para a diminuição nas vendas de pen drives. Durante o primeiro trimestre de 2013, esses equipamentos ficaram até 30% mais caros, em comparação ao valor registrado em dezembro de 2012.

– O preço do pen drive está associado à disponibilidade da memória na China e seu preço. Como hoje o mercado enfrenta problemas de abastecimento de insumo, os preços sofreram constantes aumentos no trimestre – afirmou o analista da IDC, Leonardo Bueno.

Segundo ele, os fabricantes de memória priorizam mercados como o de tablets e smartphones, deixando o mercado de pen drives em segundo plano.

A IDC também afirmou que o fato de mais de 20% dos equipamentos negociados no país serem ilegais, negociados no Paraguai, afeta diretamente o mercado brasileiro. Além disso, o encarecimento de matérias-primas e o encarecimento do dólar faz com que os pen drives produzidos no Brasil tenham um preço bastante similar ao de produtos equivalentes importados.