Parece que os tablets continuam perdendo seu fascínio: O mercado dos dispositivos diminuiu 7% ano a ano, de acordo com a International Data Corporation (IDC).
Embarques globais de tablet totalizaram 44,7 milhões de unidades no segundo trimestre, em comparação, no mesmo período do ano passado teve 48 milhões.
E embora a Apple manteve a liderança no mercado em todo o mundo, dados da IDC mostraram que sua quota de mercado caiu quase 3 pontos, indo de 27,7% para 24,5%.
Já a Samsung, a segunda fabricante mais popular, viu declínios semelhantes de unidades vendidas e participação de mercado: A empresa passou de 8,6 milhões de unidades para 7,6 milhões, enquanto sua quota de mercado caiu de 18% para 17%.
A Lenovo manteve sua posição de número três com 2,5 milhões de unidades e 5,7% de participação de mercado. LG e Huawei finalizam o top 5 em um empate, com cada uma vendendo 1,6 milhões de dispositivos.
As vendas de tablets têm caído ao longo dos últimos trimestres por causa da intensificação de concorrência e saturação do mercado.
“Ciclos de vida mais longos, aumento da concorrência de outras categorias, tais como smartphones maiores, combinado com o fato de que os usuários finais podem instalar os mais recentes sistemas operacionais em seus tablets mais velhos sufocou o entusiasmo inicial para estes dispositivos no mercado consumidor”, disse Jistesh Ubrani, analista de pesquisa sênior da IDC.
Mas ainda há esperança: “Com fatores de forma mais recentes, como [modelos] 2-em-1, e acrescentando recursos de habilitação de produtividade como aqueles em destaque no iOS 9, fornecedores devem ser capazes de trazer uma nova vitalidade a um mercado que perdeu o seu ímpeto”, disse Ubrani.