Categorias

Pesquisa revela: faltam talentos digitais no mercado

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn constatou uma realidade vivenciada nos escritórios: estão faltando talentos digitais no mercado.

O estudo “The Digital Talent Gap – Are Companies Doing Enough?” foi conduzido em 9 países os resultados comprovam que a maioria das empresas acredita haver uma defasagem grande entre a demanda e a oferta de profissionais capacitados em novas tecnologias.

O levantamento foi feito em parceria com a consultoria CapGemini, entrevistando 753 funcionários e 501 executivos de altas posições em empresas com mais de US$500 milhões em faturamento anual na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Suécia. Cerca de 54% dos entrevistados concordam que está faltando profissional qualificado para desenvolvimento de sistemas de TI, segurança digital, criação de aplicativos móveis e tecnologias ligadas a aprendizado de máquina.

A demanda é maior nos setores de varejo, bancos, seguros e bens de consumo, mas afeta o mercado como um todo.  Mesmo entre os profissionais que já estão colocados no ambiente de trabalho, impera o temor que seus conhecimentos estejam ficando ultrapassados e um terço dos entrevistados acredita já estar defasado.

Mais grave é a constatação que os treinamentos oferecidos dentro das empresas não são satisfatórios e 60% dos funcionários entrevistados afirmaram buscar atualizações por conta própria. E 55% deles estariam dispostos a mudar de empresa se a nova vaga viesse acompanhado de maiores perspectivas de treinamento e aperfeiçoamento pessoal.