Uma pesquisa realizada pela OpenSignal revelou que existem exatos 18.796 dispositivos Android diferentes com os quais um desenvolvedor precisa se preocupar.
Esta fragmentação da plataforma Android pode afetar o desenvolvimento de aplicativos, com tantas variáveis de configuração para se considerar. O Google tem se esforçado para reduzir a dor de cabeça dos desenvolvedores ao centralizar serviços no Google Play. Mas, segundo a OpenSignal, o Android “está o mais fragmentado que jamais esteve”.
Ainda de acordo com o levantamento realizado, os 10 dispositivos mais populares na plataforma representam somente 15% do mercado, uma queda substancial em relação ao ano passado, quando os dez mais vendidos mordiam uma fatia de 21% de todos os dispositivos.
O Google também publica suas próprias pesquisas mensais sobre o sistema operacional móvel e no último mês elas corroboraram a hipótese levantada da fragmentação. De todos os dispositivos com o Google Play instalado, apenas 21% deles rodavam o KitKat Android 4.4, enquanto mais da metade dos aparelhos ainda utilizavam a versão Jelly Bean e outras sete versões do Android disputavam o resto do mercado.
Pelos cálculos da OpenSignal, existem 19 variações do Android circulando nos dispositivos avaliados. Analistas de mercado já apontam uma tendência entre os desenvolvedores de aplicações móveis de privilegiar o iOS, com uma quantidade bem menor de aparelhos diferentes e versões do sistema operacional para se ajustar.