Categorias

Pesquisa revela: trabalhadores mais velhos são tão antenados em tecnologia quanto os mais novos

Surpresa: uma pesquisa realizada pela Dropbox revelou que trabalhadores mais velhos são tão antenados em tecnologia quanto os mais novos. Ou até mais.

O estudo descobriu que, na verdade, funcionários com mais de 55 anos tendem a ser menos ansiosos no uso de novas tecnologias e se adaptam melhor a múltiplos dispositivos.

O levantamento foi realizado com mais de 4000 profissionais da área da tecnologia de informação e avaliou que a faixa etária acima dos 55 anos utiliza 4.9 formas de tecnologia diferentes por semana, acima da média geral de 4.7 por semana. E apenas 13% dos trabalhadores de TI da terceira idade relataram problemas em atividades multitarefas que exigem múltiplos dispositivos, contra um total de 37% de profissionais entre 18 e 34 anos que admitiram a mesma dificuldade.

A despeito das estatísticas, o sentimento equivocado de que profissionais mais velhos não estão preparados para o ritmo das novas tecnologias é universal, mesmo entre eles mesmos. A pesquisa constatou porém que o preconceito é mais forte na faixa etária que vai dos 18 aos 34 anos, onde 59% dos entrevistados confessaram que tem essa visão dos seus colegas acima dos 55 anos.

O estudo destaca que esse tipo de visão é perigosa para o ambiente corporativo, porque descarta a experiência acumulada dos profissionais seniores e acredita, muitas vezes erroneamente, que todos os profissionais com menos de 35 anos tem um ótimo desempenho com tecnologias novas. Nos Estados Unidos, é federal lei proibir discriminação de idade para profissionais acima dos 40 anos, mas nem sempre é o que acontece no ambiente de trabalho.

Apesar da legislação, as estatísticas não mentem, principalmente no setor de TI. No Facebook, a média de idade de profissionais contratados é de 29 anos, enquanto na Amazon e no Google ela estacionou nos 30 anos. Em comparação, a média de idade do trabalhador comum norte-americano é de 42 anos. A discrepância é evidente.

Mark Zuckerberg já declarou uma vez: “pessoas jovens são simplesmente mais espertas”, aparentemente ignorando o fato de que ele mesmo não está ficando mais jovem com o tempo.