Categorias

Pesquisador descobre estranhas falhas de segurança no iOS

O pesquisador forense Jonathan Zdziarski divulgou a existência de portas de entrada “suspeitas” no iOS, que poderiam ser utilizadas como pontos de ataques ou para vigilância governamental.

De acordo com suas pesquisas, há  “um alto número de serviços de coleta de dados não-documentados rodando em cada dispositivo iOS” e “omissões suspeitas de design que tornam a coleta de dados mais fácil no iOS”.

Zdziarski sabe do que está falando. Mais conhecido como “NerveGas” na comunidade de desenvolvedores para iOS, ele foi um dos pioneiros no jailbreaking de dispositivos, além de ser autor de vários livros relacionados à segurança no sistema móvel da Apple.

Suas acusações são graves, mas não sem precedentes. Em dezembro do ano passado, um documento vazado da NSA revelou que a agência de espionagem americana tem métodos para se obter acesso total a um iPhone sem o consentimento de seu usuário.

O resultado da pesquisa foi apresentado durante a conferência Hackers On Planet Earth (HOPE/X), em Nova York. Os slides utilizados podem ser acessados online (PDF).