Categorias

Pesquisadores armazenam dados em moléculas de DNA

Pesquisadores da University of Washington, nos Estados Unidos, conseguiram realizar mais um passo no armazenamento de dados em moléculas de DNA.

Eles codificaram quatro imagens digitais em DNA e conseguiram recuperar as informações sem erros de uma forma direta e que pode ser utilizada em buscas por dados.

Essa não é a primeira vez que pesquisadores armazenam dados digitais em moléculas de DNA, mas foi a primeira vez que os resultados puderam ser recuperadas sem a necessidade de se sequenciar a molécula inteira. Na teoria, o DNA se comportou de forma idêntica a um disco rígido, onde é possível realizar a leitura tanto de forma direta quanto por busca de dados.

Se aperfeiçoada, a técnica pode revolucionar a forma como armazenamos informação. Para o processo funcionar, é preciso converter os dados binários para um modelo que atenda à base de quatro, já que são quatro tipos diferentes de nucleotídeos que podem compor uma molécula de DNA (representados pelas letras G, T, A e C). Uma vez sintetizada a molécula com as informações em sua estrutura, é possível armazenar o equivalente a 5.5 petabits (5.500 terabits) em apenas um milímetro cúbico.

dna-data
Essa “mancha” vermelha no fundo do recipiente poderia conter 10 mil gigabytes de dados.

Para Luiz Ceze, um dos professores envolvidos na pesquisa, a própria natureza já utiliza o DNA com esse objetivo: “a vida produziu essa fantástica molécula chamada DNA que eficientemente armazena todo o tipo de informação sobre seus genes e como um sistema vivo funciona – é muito, muito compacta e muito durável”. E explicou: “nós estamos essencialmente reformando ele para guardar dados digitais – fotos, vídeos, documentos – de uma forma gerenciável por centenas ou milhares de anos”.

A quebra de paradigma conquistada pela University of Washington é fundamental para a evolução da tecnologia: se é possível armazenar uma quantidade absurda de dados em um espaço tão reduzido, como se recuperar uma foto, um vídeo, um documento específico de vários petabytes de informação? Com a técnica desenvolvida pelos pesquisadores provou-se ser possível acessar esses dados de uma forma direta, que pode ser utilizada em uma busca.