Categorias

Pesquisadores de segurança conseguem transformar fone de ouvido em microfone

Uma prova de conceito produzida por pesquisadores de segurança da Universidade israelense Ben Gurion conseguiu o impensável: transformar fones de ouvido em microfones.

O artigo intitulado Speake(a)r (PDF) demonstra como é possível inverter a função do fone de ouvido plugado em um PC, alterando o driver do chip de áudio RealTek, presente na maioria dos computadores modernos.

O resultado é assombroso: através de um fone de ouvido pode-se capturar o som ambiente com quase a mesma qualidade de um microfone convencional sem que a vítima perceba a invasão. “Nossos experimentos demonstram que áudio inteligível pode ser obtido através de fones de ouvido e podem então ser transmitidos de distâncias de até diversos metros”, escreveu o pesquisador Mordecai Guri.

David Henningsson. engenheiro de som do Linux, confirma que o hack é possível: “a maior parte das placas de som embutidas hoje em dia são de alguma forma reprogramáveis, o que significa que elas podem ser utilizadas para mais de uma coisa… o kernel expõe uma interface que torna possível reprogramar suas conexões, mas quase ninguém parece estar usando isso, ou mesmo saber disso”.

Ainda de acordo com os pesquisadores, não há nada que o usuário possa fazer para detectar ou impedir o processo, além, é claro, de desplugar o fone de ouvido. Mesmo com a função Microfone aparentemente desligada na placa de som, a manobra ainda pode ser realizada. Por enquanto, a demonstração é uma prova de conceito e não há relatos de que esse tipo de truque tenha sido realizado fora de laboratório com finalidades de monitoramento.