Categorias

PewDiePie critíca Nintendo e sua política de uso de games no YouTube

Felix Kjellberg, o criador do canal mais popular do YouTube, publicou um post em seu Tumblr apontando suas preocupações e críticas sobre a nova política de compartilhamento de receita publicitária da Nintendo.

Mais conhecido como PewDiePie ou Pewds, Kjellberg afirma que a Nintendo está cometendo um erro ao tirar a receita de anúncios de vídeos que apresentam gameplay de seus jogos.

Ele também descreve a decisão da empresa como um “tapa na cara” dos canais que se concentram em jogos da Nintendo exclusivamente.

pewdiepie

“O que a Nintendo está perdendo completamente é a exposição livre e publicidade que eles recebem do YouTube”, escreveu ele. “Que melhor maneira de vender ou comercializar um jogo, do que ver alguém (que você gosta) jogando e se divertindo?”, questiona.

Os comentários do gamer vêm dias após a empresa japonesa anunciar um novo programa para criadores do YouTube.

Geralmente, um youtuber que permite monetização de seu canal terá cerca de 60% da receita publicitária de cada vídeo. Anteriormente, a Nintendo queria pegar esse dinheiro por completo de todo vídeo que mostrasse seus jogos.

Agora, porém, a empresa quer ter apenas uma parte dos lucros, deixando para o gamer cerca de 40%. No entanto, a fim de se candidatar ao programa, youtubers precisam enviar os vídeos para a Nintendo, que diz que pode demorar alguns dias para aprovar o conteúdo.

Na prática, isso significa que a Nintendo vai pagar vídeos que aprovar, e tirar todo o dinheiro dos que não gostar ou não estiverem no programa.

“Há tantos jogos lá fora para jogar. Os games da Nintendo só foram para o final da lista”, finalizou Pewdie.