Categorias

Phishing, o golpe que pode ter sido usado para vazar e-mails

Phishing pode ter sido usado para vazar e-mails
Fraude acontece quando usuário recebe mensagens falsas disfarçadas

Phishing é uma palavra em inglês para representar um tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas por e-mail, via recados no Orkut, por exemplo, e pelos programas de mensagens instantânea, como o Live Messenger (popularmente conhecido como “MSN”). O objetivo de praticar essa fraude é confundir o usuário – para isso, usa-se mensagens como se fossem de um banco, site de compras, Receita Federal, entre outros. O internauta que “cai” no golpe fornece seus dados ou clica em links repletos de vírus.

Os meios mais usados por criminosos para enganar os internautas com o phishing são o envio de cartões virtuais, álbum de fotos, notícias e boatos, inscrições para programas de televisão, convites para sites de relacionamento, promoções e prêmios. Eles também usam sites falsos de empresas como bancos e também órgãos ligados ao governo: IBGE (censo), Receita Federal, Polícia Federal, SERASA e SPC (órgãos responsáveis por análise de crédito ao consumidor) . Fique ligado porque essas instituições nunca usam e-mails ou links para se comunicar com as pessoas.

Eduardo Godinho, especialista em segurança da empresa Trend Micro, diz que, para não ser vítima desse tipo de fraude, os internautas precisam controlar a curiosidade.

– Quem usa a internet não pode clicar em qualquer link e nem abrir e-mails enviados por desconhecidos. Muitas mensagens mentirosas com links sobre a gripe suína chegaram por e-mail, foram abertas e tinham links que instalaram programas espiões nos PCs dos internautas descuidados.

Nas redes sociais ou serviços de mensagens instantâneas, o usuário tem de clicar apenas em links enviados por amigos. Desconfie se a mensagem que acompanha o link destoa do perfil da pessoa. Ao fazer downloads de programas, músicas, fotos e vídeos, não é possível adivinhar se o arquivo está infectado com um vírus. Portanto, os downloads feitos a partir de sites confiáveis correm menos riscos

Com informações de R7.