Categorias

Pinterest adquire o Instapaper

O Pinterest anunciou hoje a compra do serviço Instapaper para “acelerar a descoberta e preservação de artigos no Pinterest”.

Os dois serviços que apresentam funções muito similares irão unir suas forças mas manterão a independência.

Criado por Marco Arment em 2008, o Instapaper permite que seus usuários salvem artigos e páginas da web para ler mais tarde. O serviço foi vendido em 2013 para a Betaworks, que agora passou adiante para o Pinterest. Já o Pinterest, por sua vez, foi lançado em 2010 e permite que os membros de sua rede social salvem imagens e artigos interessantes para compartilhar ou preservar. Com a compra do Instapaper, o Pinterest poderá ampliar seu alcance, formando uma aliança entre os serviços.

Todas as operações do Instapaper serão transferidas de seu escritório em Nova York para a sede da Pinterest em San Francisco, do outro lado dos Estados Unidos. De acordo com o comunicado oficial, a equipe de funcionários permanecerá a mesma e não haverá qualquer alteração para os usuários do serviço.

Para desenvolvedores que participavam do serviço Instaparser, a aquisição pelo Pinterest é uma má notícia. O serviço será descontinuado a partir de 1º de Novembro. Novas assinaturas não serão mais aceitas e os assinantes atuais não serão mais cobrados.

O valor da negociação não foi revelado, mas Brian Donohue, CEO do Instapaper, mostrou-se entusiasmado com a união: “o time do Pinterest está trabalhando em desafios técnicos únicos e sua habilidade coletiva irá adicionar um imenso valor ao Instapaper. Além do mais, eu estou pessoalmente ansioso para trabalhar em novos projetos e na integração dentro do Pinterest.”