Categorias

Pirataria de jogos pode acabar em dois anos

A pirataria de jogos pode cessar por completo em dois anos. Quem garante esse cenário não é um presidente de uma produtora de jogos ou um desenvolvedor, mas o fundador de um dos maiores grupos de crackers do mundo.

Os hackers chineses do 3DM são um nome conhecido na cena da pirataria e estão enfrentando dificuldades para quebrar jogos recentes protegidos por um novo sistema de direito autoral chamado Denuvo.

O uso de criptografia pesada tem tornado o Denuvo um osso duro de roer para a comunidade de crackers e os jogos protegidos pelo sistema tem se tornado um desafio. No ano retrasado, Dragon Age: Inquisition resistiu às investidas dos piratas por mais de um mês, período considerado excessivo pelos consumidores ávidos por experimentar de graça os lançamentos em primeira mão. No final, o 3DM conseguiu quebrar sua proteção.

Desde então, o Denuvo vem aprimorado seus algoritmos de segurança e se tornado progressivamente mais complicado. Ao ponto do fundador do 3DM, autodenominado Bird Sister,  se pronunciar no canal oficial do Reddit para cracks que “dadas as tendências atuais no desenvolvimento da tecnologia de criptografia , num período de 2 anos eu temo que não haverá mais jogos gratuitos para se jogar no mundo”.

Por gratuito, entenda-se pirateado, sem que seus desenvolvedores ou produtores recebam pelo trabalho ilegalmente distribuído.

O exemplo mais atual de jogo protegido pelo Denuvo é Just Cause 3. Apesar dos esforços do 3DM e de outros grupos de crackers, o título permanece indisponível para download ilegal, um mês após seu lançamento e sem previsão de ser quebrado. FIFA 16, lançado no final de Setembro, permanece inviolável até hoje, mais de três meses depois.

O próximo grande lançamento de PC a utilizar o sistema Denuvo é Rise of the Tomb Raider. O sistema ainda é considerado dispendioso dentro da indústria dos jogos eletrônicos, mas sua eficiência em evitar a pirataria na plataforma pode ajudar a torná-lo um padrão a ser seguido no futuro próximo.