Categorias

Piratas podem ter quebrado a proteção do Ultra HD Blu-Ray

Não durou muito tempo: aparentemente os piratas já teriam conseguido quebrar a proteção do formato Ultra HD Blu-Ray.

Um arquivo de mais de 50GB do filme Smurfs 2 já está circulando em formato de torrent e o grupo responsável alega que decifrou a encriptação de direito autoral AACS 2.0 que protegia o disco contra cópia.

Essa não é a primeira vez que os piratas conseguem ludibriar a indústria cinematográfica em mais uma longa e até agora improdutiva guerra de formatos. Por enquanto, o arquivo intitulado “The Smurfs 2 (2013) 2160p UHD Blu-ray HEVC Atmos 7.1-THRONE” está restrito a grupos privados e ainda não foi analisado por especialistas para comprovar a qualidade da cópia. Entretanto, não seria surpresa alguma se ela se mostrasse autêntica e fiel ao disco original.

smurftuhd

Com 2160p de resolução, o dobro do que se convencionou chamar de HD, o formato Ultra HD ocupa espaço: quem se aventurar a violar a lei e baixar o arquivo, terá que ter paciência para completar o download de 53.3GB (que ainda por cima conta com poucos seeders) e ainda encontrar um disco virgem com essa capacidade para queimar a mídia ou reservar um espaço considerável no disco rígido.

Quem acompanha a cena da pirataria está dividido sobre a autenticidade do arquivo. Segundo o TorrentFreak, o arquivo é mesmo uma cópia do disco UHD Blu-Ray, mas não conseguiu apurar se a proteção AACS 2.0 foi violada e tampouco consegue explicar como a cópia teria sido feita sem a quebra do sistema de DRM. Outros especialistas apontam inconsistências de luminosidade e cores nas capturas de tela apresentadas pelo grupo pirata que seria autor da façanha.

Se comprovada a quebra da encriptação, isso significará um forte impacto nos esforços de empresas como Warner Bros, Disney, Microsoft e Intel que se uniram para desenvolver o padrão de proteção dos discos.