Categorias

Piratas usam anúncios do Google para espalhar pragas

Muitos sites sobrevivem de renda do AdSense
Propagandas colocadas pelo Google em páginas virtuais estão sendo corrompidas por programas cavalo-de-tróia que substituem o texto original com anúncios de um provedor diferente, afirmou a empresa romena de programas antivírus BitDefender. O golpe se aproveita do sistema de anúncios AdSense.

O cavalo-de-tróia redireciona os caracteres que deveriam ser enviados aos servidores do Google para um servidor pirata, que exibe anúncios de uma outra empresa em vez dos anúncios do Google, afirmou a companhia em um comunicado.

O Google disse nesta quarta-feira: “Cancelamos contas de clientes que exibem anúncios que redirecionavam o usuário para sites exploradores ou que anunciavam um produto violador dos nossos princípios de software”.

“Trabalhamos ativamente para detectar e remover sites que servem programas maliciosos (malwares) em nossa rede de propaganda e em nossos resultados de busca. Possuímos processos manuais e automatizados em curso para detectar e reforçar nossas políticas.”

Os programas cavalo-de-tróia, batizados assim por conta de sua habilidade de invadir computadores sem serem detectados, atacam o serviço AdSense do Google, que procura combinar os anúncios com o conteúdo da página. “Essa é uma situação séria que prejudica os usuários e webmasters também”, apontou o analista da BitDefender Attila Balazs.

“Usuários são afetados porque os anúncios e/ou os links dos sites podem conter códigos maliciosos”, afirmou o analista. “Os webmasters são afetados porque os cavalos-de-tróia afastam os visitantes e, assim, uma fonte de renda dos sites”.

Com informações de G1.