Categorias

Pixar vai liberar nova ferramenta open source e gratuita para animadores

A Pixar Animation Studios tem sido fonte de inspiração para públicos e cineastas com suas animações de alta qualidade. E agora a empresa quer fazer mais do que apenas inspirar: Ela quer ajudar.

A gigante já disponibilizou gratuitamente (para uso não comercial) o RenderMan, seu software de animação in-house, mas agora está seguindo o anúncio tornando um outro de seus programas não apenas gratuito, mas também open source.

Pixarlogo

O software Universal Scene Description (USD, em inglês) dá aos aplicativos de animação em múltiplos computadores um “gráfico de cena” comum para trabalharem juntos.

O que isso significa é que ele permite que os estúdios montem e modifiquem com mais facilidade cenas virtuais altamente complexas criadas com diferentes ferramentas.

O USD de código aberto irá incluir visualização 3D incorporável via o processador de GPU Hydra, plugins para várias ferramentas de criação de efeitos visuais digitais, tutoriais e ligações Python.

O recurso deve estar disponível até o meio de 2016, gratuitamente. Se você quiser ficar de olho no lançamento, confira o site oficial do USD.